Navegação – Mapa do site

InícioApresentaçãoDeclaração de Ética e Boas Práticas

Declaração de Ética e Boas Práticas

A revista Forum Sociológico defende e segue os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Académicas e as Práticas Base do COPE (Committee on Publication Ethics).

O Conselho de Redação e os seus revisores científicos promovem a igualdade na publicação científica para todos os artigos e autores que colaboram com a Revista.

As práticas de plágio, manipulação de citações e de imagens e a fabricação de dados são desaprovadas pela Revista. Todos os trabalhos submetidos para publicação serão submetidos a um reconhecido programa de deteção de plágio. Ao suspeitar algum tipo de má conduta, antes ou depois da publicação de originais, o Conselho de Redação seguirá as diretrizes do COPE, quer no que respeita à definição de plágio quer no que respeita às medidas a tomar (disponíveis aqui). A confirmação de plágio implicará a não publicação do artigo submetido assim como de outras publicações durante um período de tempo a ser definido pelo Conselho de Redação.

Os autores indicados nos trabalhos originais deverão cumprir todos os critérios abaixo referidos : 1) ter contribuído de modo substantivo para a conceção/desenho do trabalho ou na recolha, análise ou interpretação dos dados ; E 2) ter contribuído de modo substantivo na escrita ou revisão crítica ; E 3) aprovar a versão final submetida, responsabilizando-se pela totalidade do trabalho realizado, incluindo as suas implicações éticas. Os colaboradores que não se enquadrem nos critérios de autoria deverão ser mencionados na seção “Agradecimentos”. A Forum Sociológico desaprova a atribuição de autoria honorária, oferecida, convidada ou fantasma nos manuscritos propostos à publicação. Neste âmbito, seguimos as diretrizes do COPE no que diz respeito às definições de autoria (disponíveis aqui).

A Revista promove a transparência e a integridade na publicação científica de modo a combater quaisquer conflitos de interesses que possam emergir durante o processo de pesquisa, de escrita ou de publicação de um trabalho científico. Em casos em que se identifique um conflito de interesse por parte da Revista, de autores, de revisores, de membros dos Conselhos ou da equipa técnica, a Forum Sociológico seguirá igualmente as diretrizes do COPE (disponíveis aqui).

Em caso de suspeitas de má conduta científica ou da necessidade de correções, revisões ou retratações em originais, estas deverão ser dirigidas por escrito para o endereço eletrónico da Revista (forum@fcsh.unl.pt). Além disso, todas as reclamações sobre a Revista, a equipa técnica, ou o Conselho de Redação deverão ser igualmente dirigidas por escrito para o email da Revista.

Caso um artigo já tenha sido publicado online, a deteção de uma violação dos princípios éticos, da integridade da investigação científica e/ou dos princípios orientadores da Revista, pode originar a publicação de um complemento do artigo com uma errata explicativa ou, em casos graves, a retratação do artigo, sendo, neste caso, adicionada uma nota explicativa da redação com a justificação dessa retratação.

  • Logo CICS.NOVA
  • Logo FCT
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search