Navegação – Mapa do site

InícioApresentaçãoNormas para Apresentação de Origi...

Normas para Apresentação de Originais

A revista Forum Sociológico é publicada em acesso aberto. A submissão e a publicação dos trabalhos são gratuitas aos autores, assim como a respetiva consulta dos textos.

Todos os originais propostos para publicação na revista Forum Sociológico devem ser enviados para o endereço eletrónico da Revista (forum@fcsh.unl.pt).

Os manuscritos propostos à publicação devem estar anonimizados e devem vir acompanhados de um ficheiro à parte no qual deverão constar todas as informações sobre os autores (nome, e-mail e afiliação institucional indicada a três níveis : Universidade, Faculdade ou Escola, Departamento ou Centro de investigação).

Os artigos devem ter no máximo 40.000 caracteres (incluindo espaços, resumos, notas de rodapé, bibliografia, quadros, gráficos e figuras, o que perfaz cerca de 18 páginas), e só serão considerados para a avaliação científica caso os autores não ultrapassem o limite de caracteres estipulado. Recomenda-se aos autores seguirem a seguinte estrutura para artigos científicos : introdução ; enquadramento teórico ; métodos ; resultados ; discussão ; agradecimentos ; notas ; referências bibliográficas.

Os textos deverão iniciar-se com um título e resumo no idioma do texto e no idioma Português e Inglês, caso este não seja escrito nestes idiomas, com um máximo de 1.000 caracteres (10 linhas), seguidos de 3 ou 4 palavras-chave nesses mesmos idiomas e da indicação do número de caracteres (com espaços). Os resumos deverão contemplar as seguintes informações : introdução ao estudo ; referência às abordagens teórica e metodológica ; principais resultados ; conclusão e a relevância do trabalho.

Os textos devem ser apresentados em páginas A4, a espaço e meio (norma também válida para a bibliografia), em tipo de letra “Times New Roman”, tamanho 12, com as margens superior, inferior esquerda e direita a 2 cm. Os quadros, gráficos e figuras deverão ser numerados de forma contínua, em numeração árabe, para cada um dos elementos respetivos (Quadro 1 ; Gráfico 1 ; Figura 1) e deverão ser enviados em formato JPG (resolução mínima de 300 dpi). As citações e referências bibliográficas devem seguir a norma de citação APA 7th Edition.

É política editorial da Forum Sociológico respeitar a opção ortográfica dos autores para a língua portuguesa devendo ser explicitado, numa nota final no artigo, qual a ortografia adotada.

Os autores indicados nos trabalhos originais deverão cumprir todos os critérios abaixo referidos : 1) ter contribuído de modo substantivo para a conceção/desenho do trabalho ou na recolha, análise ou interpretação dos dados ; E 2) ter contribuído de modo substantivo na escrita ou revisão crítica ; E 3) aprovar a versão final submetida, responsabilizando-se pela totalidade do trabalho realizado, incluindo as suas implicações éticas. Os colaboradores que não se enquadrem nos critérios de autoria deverão ser mencionados na seção “Agradecimentos”. A Forum Sociológico desaprova a atribuição de autoria honorária, oferecida, convidada ou fantasma nos manuscritos propostos à publicação. Neste âmbito, seguimos as diretrizes do COPE no que diz respeito às definições de autoria (disponíveis aqui).

A utilização de material de terceiros deverá vir acompanhada de uma declaração de autorização de utilização com consentimento legal e deverá ser obtida pelos autores da publicação.

Ao publicarem na revista Forum Sociológico, os autores concordam com a cedência, a título gratuito e exclusivo, do direito de primeira publicação ao CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, reservando-se este o direito de o reproduzir e publicar em suporte de papel e/ou suporte digital e de o distribuir e promover por todos os meios normais à sua disposição.

Os autores autorizam o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, a título gratuito, o direito de disponibilização em acesso aberto do respetivo artigo nos websites da publicação e do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, no Repositório da Universidade NOVA de Lisboa – RUN e em bases de dados e plataformas de agregação de conteúdos científicos.

Está atribuída à publicação uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - CC BY 4.0, que permite a partilha do trabalho em linha com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial.

A cada artigo é atribuído um Digital Object Identifier (DOI) pela plataforma OpenEditionJournals.

  • Logo CICS.NOVA
  • Logo FCT
  • OpenEdition Journals
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search