Navegação – Mapa do site

Normas para autores

A revista Terra Brasilis (Nova Série) é uma publicação semestral da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Com recepção de textos em fluxo contínuo, a revista tem o objetivo de reunir e apresentar contribuições concernentes à história da geografia e do pensamento geográfico, geografia histórica e história da cartografia.

Os trabalhos submetidos à revista podem ser redigidos em português, espanhol, inglês e francês. A redação dos trabalhos deve estar devidamente revisada e de acordo com a norma culta de cada idioma no momento da submissão.

As submissões devem ser enviadas para <terrabrasilis@redebrasilis.net> com o título “Natureza do trabalho (Artigo/Trajetórias de Geógraf@s/Resenhas) + Sobrenome do autor” no assunto do e-mail. Com o objetivo de garantir a avaliação cega dos trabalhos, os dados dos autores não serão enviados aos pareceristas da revista. Ainda assim, caberá aos autores a remoção da autoria das propriedades do arquivo e o envio de uma folha anexa ao e-mail da submissão do trabalho com as informações gerais do autor e do texto (ver detalhadamente abaixo). Portanto, o e-mail de submissão deverá ser composto por dois arquivos: 1) Informações gerais do autor e do texto; 2) Texto completo sem a identificação do autor.

Os arquivos devem ser enviados no formato Word 97-2003 [Documento (*.doc)] e de acordo com as Políticas de seção da revista <https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3451>.

Aos editores e pareceristas está reservado o direito de recusar ou solicitar modificações nos originais enviados.

Os critérios de formatação são os seguintes:

Informações gerais do autor:

Nome do autor, filiação institucional com endereço postal completo, titulação acadêmica, agência de fomento (no caso de ser bolsista) e e-mail.

Informações gerais do texto:

Título, resumo e palavras-chave (entre 3 e 5 palavras) em português, espanhol, inglês e francês, todos de acordo com a norma culta de cada idioma.

Digitação:

Fonte Times New Roman (tamanho 12) para o desenvolvimento do texto, fonte Times New Roman (tamanho 14) para os títulos em todos os idiomas e fonte Times New Roman (tamanho 10) para citações com mais de três linhas e notas de rodapé. Deve ser usado negrito no título do texto e, para os subtítulos de diferentes níveis no corpo do texto, os autores deverão usar a ferramenta de “Estilos” do processador de texto para indicar o nível dos subtítulos, a começar pelo “Título 1”. Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem aparecer em itálico. Sugere-se que os autores introduzam o mínimo possível de formatação no arquivo da submissão.

Parágrafo:

Não devem ser deixados espaços entre os parágrafos e entre os subtítulos e os parágrafos. Os autores, no entanto, deverão deixar um espaço de separação antes e depois de cada citação com mais de três linhas.

Citações:

As transcrições ou traduções no corpo do texto com até três linhas devem estar entre aspas. As transcrições ou traduções com mais de três linhas no corpo do texto devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento simples, com fonte Times New Roman (Tamanho 10) e sem aspas ou itálico. O sistema autor-data-página ao longo do texto deve ser utilizado para a correta identificação da bibliografia. Se suprimida alguma parte da citação, o autor deverá indicar com o uso de parênteses e reticências [Exemplo: “A Revolução Comercial (...) derroca as instituições feudais.” (Sodré, 1988: 29)]. Quando a citação for maior que três linhas, coloca-se o ponto antes dos parênteses com a referência.

Notas:

Devem ser incluídas como notas de rodapé, em algarismos arábicos, com numeração única e crescente do início ao fim do texto. O número indicativo da nota ao longo do texto deve aparecer após os sinais de pontuação.

Imagens:

Figuras, quadros, tabelas, gráficos, mapas e outras imagens devem ser enviados separadamente do corpo do texto em arquivo único, em alta resolução e com numeração indicativa de sua ordem no texto. Estes elementos também devem ser numerados com algarismo arábicos (numeração crescente e única para todo o texto), referenciados no corpo do texto entre parênteses [Exemplo: (Figura 1:); (Mapa 1:); (Quadro 1:)] e terem suas localizações indicadas no corpo do texto para que o corpo editorial faça sua adição durante a curadoria. Além da localização prevista no corpo do texto com o título da figura, as duas linhas seguintes devem conter: a legenda explicativa (se houver) e a indicação da fonte da figura. Os direitos de imagem são de completa responsabilidade dos autores.

Citações ao longo do texto:

Sistema autor-data-página(s) [Exemplo: (Sodré, 1988: 29)]. Se houver mais de um trabalho no mesmo ano do mesmo autor, usar letras em ordem alfabética após o ano [Exemplo: (Sodré, 1988a; Sodré, 1998b)]. No caso de dois autores na mesma referência, utilizar o “e” (Bernardes e Soares, 1987); se houver mais de dois autores, utilizar o “et al.” [Exemplo: (Castro et al., 1995)]. No caso de muitos trabalhos de um mesmo autor, usar a vírgula para separar o ano de cada obra [Exemplo: (Sodré 1978, 1988a, 1988b)]. Por fim, caso sejam citados autores diferentes num mesmo intervalo de parênteses, estes devem estar separados por ponto e vírgula [Exemplo: (Sodré, 1988a; Bernardes e Soares, 1987)]. Repetir as citações quando necessário e NÃO utilizar expressões latinas como “idem” e “ibidem”.

Referências na bibliografia:

Livro:

Sobrenome, prenome do autor (caso haja mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula). Ano da publicação. Título em itálico: subtítulo sem itálico. Número da edição. Cidade da publicação: Editora.

Gregory, Derek (1994). Geographical Imaginations. 1. ed. Oxford: Blackwell Publishers.

Capítulo de livro:

Sobrenome, prenome do autor (caso haja mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula). “Título do capítulo entre aspas”. In: Sobrenome, prenome do autor (caso tenha mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula) (orgs.). Nome do livro em itálico: subtítulo do livro sem itálico. Número da edição. Cidade da publicação: Editora, páginas inicial e final.

Théry, Hervé. “As franjas pioneiras, de Pierre Monbeig aos nossos dias”. In: Lemos, Amalia Inés Geraiges de; Galvani, Emerson (orgs.). Geografia, tradições e perspectivas: A presença de Pierre Monbeig. 1. ed. São Paulo: CLACSO/Editora Expressão Popular, 2009, pp. 49-68.

Artigo de periódico:

Sobrenome, prenome do autor (caso haja mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula). Ano de publicação. “Título do artigo entre aspas e, se houver, subtítulo também entre aspas”. Nome do periódico em itálico, volume, número, páginas inicial e final do artigo.

Gregory, Derek (2003). “Defiled cities”. Singapore Journal of Tropical Geography, v. 24, n. 3, pp. 307-326.

Material em meio digital:

As normas são as mesmas das demais referências, exceto pela adição do endereço eletrônico [Disponível em: <endereço eletrônico>] e da data de acesso [Exemplo: Acesso em: 30 jan. 2019] no final da referência disponível em meio digital.

  • OpenEdition Journals