“Assim como a verdade, o erro tem seu poder de atração; os espíritos mais lúcidos podem se obscurecer.” Camille Vallaux
1O presente número da Terra Brasilis é um bom momento para apresentarmos ao público um projeto pessoal que tem sido a tradução para o português do livro Les sciences géographiques de Camille Vallaux (1925, 1. ed.). Embora ainda não seja tempo de escrever sobre esse livro, deixo aqui uma primeira impressão da evolução da motivação em traduzi-lo. Algumas motivações emergem do encontro com o próprio livro, enquanto outras são ligadas à tese de doutorado ainda em curso sobre o autor. Para este número, ficou acordado com a comissão da revista que seria disponibilizada a tradução do Sumário do livro como uma primeira janela de acesso dos leitores (em anexo).
2Não abordarei aqui a difusão do livro e sua recepção na França e no exterior, nem seu conteúdo teórico e nem as releituras ao longo de todo o século XX. Esse seria um tema em si e demandaria mais espaço para desdobramentos. Nosso propósito nesta nota é somente apresentar três motivações que levaram a traduzir o referido autor.
3Em 2013, quando já estávamos imersos no projeto de pesquisa sobre a obra e a vida de Vallaux, e vendo que não havia nenhum artigo seu traduzido para o português, a ideia de traduzir seus textos começou a chamar nossa atenção. Aliado a isso, as revistas GEOgraphia e Terra Brasilis, especialmente em seu interesse em traduzir, comentar e debater textos dos ''autores clássicos'' brasileiros e estrangeiros, foram duas revistas brasileiras que animaram nossa pesquisa porque se mostravam como meios de comunicação onde trabalhos desse tipo poderiam encontrar leitores no Brasil.
4Mas foi apenas em 2014, durante nosso intercâmbio de mestrado na Universidade de Catania, e depois de algumas tentativas, que a ambição tomou forma e começamos a tradução que intercalou blocos de intensos meses de trabalho e longos períodos de pausa em decorrência das atividades dos estudos de mestrado e doutorado. Hoje, o livro se encontra traduzido e passa por uma primeira revisão. Em seguida, o material seguirá por partes para as mãos do Professor Rogério Haesbaert que tem iniciado gentilmente essa etapa difícil que é a revisão. Para uma terceira revisão, contaremos também com a leitura de uma geógrafa francesa que tem forte experiência em tradução do português para o francês.
5A motivação para essa tradução evoluiu ao longo dos anos, passando por três momentos principais.
6Primeiramente, os estudos sobre a vida e a obra de Camille Vallaux vieram mostrar nossas afinidades intelectuais, ainda desconhecidas no início da pesquisa de mestrado, para com o referido autor. Assim, teve lugar um processo espontâneo de aproximação entre pesquisador e objeto de estudo, nesse caso, sua obra começou a ser um convite para entender outros aspectos da cultura francesa e geral.
7Nessa primeira pesquisa sobre seu engajamento político no regionalismo francês do início do século XX, os resultados demonstraram que Vallaux era um autor crítico, independente e bastante conhecido no meio político e científico da época. A fama de ''geógrafo rebelde'', ou que sua obra tenha sido ''ignorada'' ou ''esquecida'', que nutriu a opinião de seus primeiros comentadores como François Carré (1978), Georges Nicolas-Obadia (1984), Cristina D'Alessandro (2003), Lucien Gaillabaud (1996), Paul Claval (1968) e Yves Lacoste (1976), por exemplo, deve ser nuançada. Sublinhamos os nomes de Claval e Lacoste que criaram erros historiográficos devido a um entendimento estreito da obra dos ditos ''clássicos''. Na Itália, Claval encontrou resistência para difundir suas ideias da parte de Lucio Gambi (Quaini, 2012), mas no Brasil ele teve ampla adesão e seus erros ainda não foram revisados como podemos perceber na memória coletiva dos geógrafos brasileiros, mas aqui não é o lugar mais adequado para desenvolver esse assunto. Assim, esses geógrafos acabaram por difundir uma imagem falsa da obra de Vallaux, dificultando a interpretação de seus futuros leitores como Milton Santos (2004), Wanderley Costa (1992), Rogério Haesbaert (2014), Jean-Pierre Villard (2014, 2017), Marc Levatois (2013), Olivier Orain (2003), Pedro Teles (2011) e Gonzalo L. Bietti (2019).
8O importante é ter em mente que Vallaux se aproximou muito do ar de sua época. A efervescência do ''Caso Dreyfus'' acabou por despertar um novo grupo no meio dos cientistas e políticos: muitos jovens oriundos de um meio rural ainda não letrado passaram a fazer parte dessa elite de escritores e cientistas, surgindo assim uma migração ascendente de críticos às classes superiores da sociedade francesa, ou seja, era o nascimento dos ''intelectuais'' da Terceira República (Charle, 1990).
- 1 Esse período foi amplamente discutido em nossa dissertação de mestrado (ANTUNES, 2015).
9Assim, a curiosidade, a franqueza e a crítica, muitas vezes encontradas nos textos de Vallaux, foram despertando nosso olhar. Passamos a observar com mais cuidado sua maneira de proceder naquele meio extremamente hierárquico que era o meio universitário da Sorbonne na época. Em seus anos de doutoramento, embora nunca tenha se associado a partidos socialistas e comunistas, Vallaux participava ativamente das lutas sociais dando conferências e cursos em associações de Brest. Seu ativismo se diferenciava dos socialistas e comunistas, pois ele centrava seu combate contra as forças clericais que se organizavam em nível local, tentando ganhar as cooperativas e associações para as futuras eleições departamentais1. Desse modo, os valores da Revolução Francesa, ainda tão vivos naquela época, lhe impulsionavam a construir uma Terceira República menos monárquica e aristocrática. Esse seu posicionamento político está presente em toda a primeira fase de sua trajetória (1986-1921), quando só então outros problemas passam a ocupar seu trabalho. Sem dúvida, não podemos aceitar a imagem de um geógrafo solitário e sem influência como querem autores que escreveram sua historiografia.
10Já nos anos de doutoramento, Vallaux demonstrava ser um homem independente e defendia sua liberdade frente aos grupos de intelectuais que se formavam. A esse respeito, observemos uma crítica sua em dois extratos retirados de artigos inéditos encontrados nos Arquivos Departamentais do Finisterra (Quimper, França):
Remarcou que o povo Francês, esse povo que se diz livre pensador e forte, sempre sentiu a necessidade de adorar um fetiche? / Outrora, era a espada. Hoje, é a ciência, ou isso que chamamos assim. (Vallaux, La Dépêche de Brest, 19 de fevereiro de 1908a)
11Meses depois, ele se radicaliza mais ainda frente à formação dos grupos de intelectuais:
Desde alguns anos, parece que o fato para um cidadão, de pertencer ao grupo político no qual ele desenvolve as tendências gerais de seu espírito, deve levar esse cidadão a uma abolição completa da independência individual, da liberdade de palavra, da liberdade da pluma, e mesmo da liberdade de imprensa. Se entramos em um grupo, devemos nos mudar em cadáver vivo, perinde ac cadaver. É preciso que aceitemos nos menores detalhes o credo imaginado pelas fortes cabeças do partido. Infeliz é aquele que faz reservas sobre tal ou tal ponto desse credo: será taxado de duplicidade e de traidor; será tratado, segundo o grupo ao qual ele pertence, de revolucionário ou de reacionário; ele terá, é verdade, o consolo de pensar que somos sempre o revolucionário ou o reacionário de alguém. (Vallaux, La Dépêche de Brest, 17 de agosto de 1908b)
12O leitor perceberá que procuramos, com essas passagens, sublinhar as linhas marcantes do temperamento do autor quando era ainda um jovem doutorando (1904-1907) e professor de geografia da École Navale de Brest (1901-1913). E é exatamente essa a primeira motivação que nos levou a traduzir Vallaux: sua coragem.
13A partir de outros documentos, pudemos perceber rapidamente que os métodos ensinados nos anos de doutoramento passariam também por sua leitura crítica. Por exemplo, a longa introdução de geografia física de sua tese foi um pré-requisito estabelecido por Vidal e Martonne, mas ele não queria escrever aquelas cem páginas. Esse é apenas um dos vários temas divergentes que aparecem na obra de Vallaux. Assim, não tardaria a aparecer seu estranhamento em relação àqueles métodos. A partir de 1911, o distanciamento viria naturalmente. É exatamente dessa época que, a convite de Gaston Richard, então professor de sociologia da Universidade de Bordeaux, nascem dois livros: La Mer (1908) et Le Sol et l’État (1911) para compor a Biblioteca de Sociologia da Enciclopédia Toulouse. Esses livros foram fundamentais para a carreira de Vallaux. Richard tinha muito interesse no debate sobre a geografia política de Ratzel, sendo Vallaux encarregado de demonstrar as lições de geografia política para um público de sociólogos. Desse modo, Vallaux rompeu então o tabu que era comentar a obra de Ratzel em pleno período de preparação das forças para a Primeira Guerra Mundial.
14Anos mais tarde, Vallaux passa a ser professor de geografia da École des hautes études commerciales (1920-1931), substitui André Siegfried na École Libre des Sciences Politiques (1924-1925), sendo também convidado por duas vezes a prestar consultoria para o governo francês, e se insere nos principais circuitos intelectuais de sua época através das revistas La Géographie da Sociedade de Geografia de Paris, Mercure de France, Revue de Métaphysique e Annales de Géographie, etc. Sua participação ativa nos debates como no plano de constituição das regiões econômicas pelo ministro Clementel e colaboradores (1918), o recorte das fronteiras da Europa do Leste no Tratado de Versalhes (1919) e o projeto de construção da via férrea Le Transsaharien (1928) lhe rende reconhecimento no meio político como especialista em geografia política. Era um autor inegavelmente atuante e conhecido.
15Com essa participação ativa na vida intelectual e política um livro teórico não poderia ser isento de pensamento crítico. O livro Les sciences géographiques não deixaria de chocar os geógrafos da época porque nele Vallaux rompe com os métodos aplicados na Sorbonne. Isto é, rompe com o que nos acostumamos a chamar voluntariamente de ''Escola Francesa de Geografia''. ''Escola'' está aqui entre aspas porque ela pode ser várias coisas: ''período'', ''círculo'', ''escola'' ou ''grupo''. Isto é, em nossa pesquisa de doutoramento foi curioso constatar que não há nenhuma definição para o que chamamos ''Escola Francesa de Geografia''. Na verdade, essa expressão tende a ser utilizada como sinônimo de ''período histórico'' cobrindo toda a primeira metade do século XX, o que é um problema herdado da leitura de Claval. Daí então certamente a inflação de alguns geógrafos canônicos em detrimento de outros. Na tese tentamos propor uma definição do que foi essa ''Escola'', seu nascimento, seu fim e sua bifurcação. Vallaux, Métin, Brunhes, Rabot e Gallouédec são nomes que pertencem à uma corrente crítica em contraposição à corrente oficial. O importante é destacar que o livro de Vallaux não passou sob o silêncio de seus pares, e ele foi muito bem entendido e lido, tanto que viu uma segunda edição em 1929. Mas, deixemos essa demonstração para outro momento.
16Esses dados sobre sua trajetória intelectual apenas reforçaram a motivação inicial em traduzi-lo. E convém lembrar que essa é uma maneira de retraçar a linha de seu temperamento, pois poderíamos muito bem fazê-lo à luz de outro tema, por exemplo, o oceano que é um motor de sua obra, mas é o ângulo crítico que nos interessa passar nesse primeiro contato com o leitor.
17A segunda motivação surge diretamente do encontro com o próprio texto. Ao encontrarmos suas dificuldades de expressão, suas ambições teóricas e também seus sonhos sobre o futuro, é que nos deparamos com um certo estilo. Um texto onde um projeto teórico para a Gegrafia se mistura às reflexões filosóficas e, aos poucos e discretamente, vemos claramente surgir pistas de uma concepção de mundo muito pessoal. Para Vallaux as ciências modernas tinham de possuir uma concepção de mundo ou uma cosmologia, caso contrário a ciência, isto é, a geografia se tornaria uma ciência aplicada. Por isso o ar meditativo de algumas passagens.
18Albert Demangeon chegou a escrever uma resenha para L'Année Sociologique, mas publicada postumamente e em número especial. Vallaux não teve acesso a esse texto:
Cometeríamos um erro se compreendêssemos a leitura do livro de Vallaux sobre as ciências geográficas, de se deixar ser bloqueado pela extensão dos desenvolvimentos abstratos, pelo abuso das especulações transcendentais, pelas tendências por vezes paradoxais e um pouco aéreas, pois há uma forte semente promissora, como em todas as obras de meditação sincera. (Demangeon, 1925: 245)
19Em suas próprias palavras, Demangeon (1925: 245) revela exatamente os seus limites de compreensão do texto ou não. ''Extensão dos desenvolvimentos abstratos'', ''abusos das especulações transcendentais'' e ''tendências paradoxais e pouco aéreas'' seriam aqui limites de Demangeon ou ataques conscientes à obra de Vallaux? Não podemos afirmar porque eles não se comunicavam por correspondências e a resenha não foi publicada na época. Segundo seu especialista Denis Wolff (2005), Demangeon não se arriscava a escrever sobre teoria e filosofia, mas isso é pouco para afirmar qualquer crítica nesses termos dúbios de Demangeon.
20Visto que o livro tinha claramente traços de pensamentos abstratos, transcendentais e filosóficos, as frases e pensamentos de Vallaux (1925) passaram a ter mais sentido na continuação de nossa tradução. São frases aparentemente simples que passam uma lição ao leitor:
A geografia explicativa começou por uma poesia científica. Ele sente essa influência ainda. Ela sentirá talvez sempre essa força. (1925:21)
A Geografia científica nos descobre uma parte do mistério das coisas. (1925: Prefácio)
O que concebemos bem não se anuncia sempre claramente. (1925: 7)
Devemos nos defender cuidadosamente das ilusões onde nos leva a brevidade da vida e da história humana. (1925: 137)
Não acreditamos que a rigidez dos procedimentos lógicos satisfaça para fazer uma ciência fecunda, acreditamos em primeiro lugar que essa rigidez, pulsada até um rigor excessivo, tende a esterilizar a pesquisa, a retardar os progressos da ciência, e talvez a eclipsar os clarões de verdade que mais tarde não terão nunca a ocasião de brilhar. (1925: 29)
A vida é apenas uma pura concepção de nosso espírito. (1925: 72)
A verdadeira ciência consiste na explicação ou no esforço em direção à explicação. (1925: 66)
21Outro dia, correndo aleatoriamente o olho sobre outras páginas, saltou aos olhos um conselho que vale tanto para os estudantes quanto para os grandes pesquisadores:
Assim como a verdade, o erro tem seu poder de atração; os espíritos mais lúcidos podem se obscurecer. (1925: 260)
22Essas saídas, muitas vezes truncadas ou herméticas, como queiram, vão, cada um a seu modo, dirigir o leitor a reflexões da Filosofia à Poesia. São pensamentos muitas vezes não desenvolvidos dando realmente esse ar de ''meditação'' como retrata a feliz expressão de Demangeon. Portanto, é um livro único em seu gênero na época. Nele, Vallaux depositou seu projeto intelectual pessoal sem deixar de apresentar ao leitor seus pensamentos mais elevados ou abstratos. Ele tinha uma pesquisa muito concreta como objetivo. Ele se interessava pelos estudos sobre o mar, a formação dos agrupamentos da vida nos oceanos. Isso o levou a ir em busca de uma definição para a palavra ''mar'' em seu tempo. Involuntariamente, Vallaux deixou aflorar pistas de uma cosmologia que mais tarde tomará forma no último livro de Géographie générale des mers (1933), por isso a leitura de Les sciences géographiques deve ser às vezes lenta.
- 2 Sobre a obra de Max. Sorre, consultar os trabalhos de Dylan Simon.
23Acreditamos que temos em mãos um dos maiores geógrafos da época, e dizer isso não é fazer um elogio à tradução em curso, ao contrário, é apenas chamar a atenção do leitor para o valor de Vallaux. Enquanto os grandes canônicos continuarem a eclipsar o que chamamos autores estruturantes como Sorre2 e Vallaux, retardaremos a oxigenação das ideias entre eles e os nossos estudantes de geografia. Esse parece ser o debate historiográfico fundamental onde se encontra uma pesquisa sobre Vallaux. Já a tradução tem outro sentido.
24Uma terceira motivação toca exatamente ao que entendemos ser o objeto disso que chamamos História da Geografia e a experiência decorrente da tradução em curso.
25Há uma ideia que continua na nossa memória quando nos perguntamos sobre a função de um trabalho em História da Geografia. E por mais inacabada que possa ser, é a ela que nós voltamos:
A História da Geografia é um saber que procura recombinar passado e presente, um saber que serve para oferecer novas combinações entre as obras de geógrafos mortos e vivos, entre teorias findas e teorias outras que estão por vir [....] Ela deve ser entendida como fonte de inspiração, uma sorte de laboratório de recombinação de ideias e trajetórias, isto é, novas possibilidades onde as gerações de geógrafos possam se encontrar. (Antunes, 2017a: 99)
26Mas seria um erro pensar que a tradução de Les sciences géographiques é do domínio da História da Geografia, talvez um desdobramento feliz. Ao contrário, acreditamos que toda tradução é superior à própria história da disciplina. Pensamos que a tradução é uma abertura de outras dimensões do tempo.
27Em nosso caso, a tradução de Vallaux serve, num primeiro tempo, para oxigenar a Geografia contemporânea feita no Brasil. É esse ir e vir ao texto, revendo erros e falhas, redescobrindo as lacunas e temas não abordados que alimenta o principal objetivo da tradução: recombinar ideias. A depender da profundidade, da beleza da letra e da virtude de um determinado autor, o poder que emana da tradução é inesgotável. Já o tradutor é um feliz errante entre as línguas porque ele deve procurar sintonias entre emoções e pensamentos de origens diferentes.
28Mas a tradução já quer dizer interpretação e transposição de sentido de qualquer coisa entre fronteiras, sociedades e culturas. É muito mais complexo do que imaginamos, e essa problemática se expressa em um recente texto sobre o que chamamos um tradutor de fronteiras. Apesar de muito vago, deixamos aqui uma passagem:
O que chamaríamos 'tradutor de fronteiras' seria assim um indivíduo capaz, a partir da confluência das línguas, de identificar novos sentidos e novas emoções. E chamaríamos 'um tradutor de fronteiras' aquele que, destruindo a ideia de uma nacionalidade em si, seria capaz de unir pelas emoções as histórias, forjando uma outra consciência. Esse movimento de fusão das sociedades pelas emoções dá lugar à união das histórias. (Antunes, 2017b: 87)
29Essa passagem não passa ainda de um castelo de cartas capaz de ser derrubado no primeiro debate acadêmico porque, como sabemos, as ideias precisam de um certo equilíbrio entre a cultura adquirida e a experiência de vida para poderem tomar forma em definições.
- 3 Em outro lugar, traduzimos resenhas de Vallaux com o intuito de mostrar modelos de resenha crítica (...)
30No entanto, ao traduzir esse livro procuramos encorajar não os fatos que levam o leitor a entender a institucionalização da geografia e seus debates. Não é o processo histórico o foco aqui. Procuramos na verdade, com a tradução, criar elos entre Vallaux e os estudantes e geógrafos brasileiros. Acreditamos na tradução de Les sciences géographiques porque é um texto que discute frontalmente os modos de se fazer ciência e é fonte ao mesmo tempo dessa curiosidade filosófica e de valores éticos importantes para os leitores brasileiros. Os temas, as problemáticas, as lições éticas, os conselhos e meditações também vão ajudar na formação daqueles leitores abertos a outras culturas. Esses são os elos de união que dão uma função à nossa tradução.3
31Todavia, não temos nenhuma ambição teórica ao fazer um trabalho em História da Geografia ou a propor a tradução desse livro de Vallaux, porque acreditamos que esses sejam, não trabalhos menores, mas trabalhos auxiliares das outras áreas que deveriam funcionar mais harmonicamente entre si como a Geografia Regional, Geografia Política, a Geografia Urbana e a Geomorfologia; essas sim capazes de guiar os rumos da Geografia brasileira.
32É importante que as leituras desses autores estruturantes como Brunhes, Vallaux e Sorre, sejam encorajadas por etapas no seio do corpo estudantil, mas, atenção, sem dogmatismos regionalistas e de ''grupos'' para onde podem deslizar pesquisas sérias produzidas atualmente no Brasil.
33A tradução de Les sciences géographiques vai resgatar quase que em cadeia outros diálogos na ciência. Acreditamos que nosso papel é mostrar esses elos adormecidos entre os estudantes, os pesquisadores e Vallaux. No final das contas, nossa tradução será mais um convite de dedicação à Geografia.