Navigation – Plan du site

AccueilNuméros20Turismo religioso em municípios d...

Turismo religioso em municípios do estado do Amazonas

Maria Adriana S. B. Teixeira, Lúcia Cláudia Barbosa Santos, Maria Jacqueline Ramos Iwata et Anny Gabrielly Peixoto de Oliveira
Traduction(s) :
Tourisme religieux en Amazonie brésilienne [fr]
Religious tourism in municipalities in the state of Amazonas [en]

Résumé

Este estudo trata a respeito dos principais aspectos religiosos de três grandes eventos propagadores do turismo religiosos no estado do Amazonas. O turismo religioso é movido pelas particularidades religiosas de cada turista, os quais procuram lugares considerados sagrados e reconhecidos pelos atos de fé, como também pelas graças alcançadas. O objetivo geral do estudo é analisar as principais características do turismo religioso de Nossa Senhora do Carmo (Parintins); A festa de Santo Antônio de Borba (Borba) e Nossa Rainha do Rosário (Itapiranga). Os resultados permitiram constatar que as principais características dos eventos estudados é manter as tradições religiosas passada de gerações, fortalecer a devoção ao padroeiro local e promover as diversas relações entre as pessoas que participam destes festejos. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a introdução de novas pesquisas relacionados a esta temática e desta forma resgatar valores culturais e espirituais importantes destes lugares.

Haut de page

Notes de la rédaction

Artigo revisado por pares

Texte intégral

Introdução

1O turismo religioso envolve os sentimentos de fé como também trocas entre visitantes e visitados. O processo religioso envolve as questões sociais em razão da prática não ser individual e sim em grupo. Andrade (2000) citado por Ribeiro (2010, p. 19) define turismo religioso como um conjunto de atividades com a utilização parcial ou total de equipamentos e a realização de visitas a receptivos que expressam sentimentos místicos como a fé, a esperança e a caridade nos adeptos ou simpatizantes de qualquer religião.

2Schneider (2013, p. 22) explica que a religião está presente desde o surgimento dos primeiros grupos sociais humanos, estando diretamente envolvida com o desenvolvimento da sociedade humana. Assim, a religião possui ainda hoje grande importância em muitas sociedades, sendo um tema bastante discutido e relevante na vida de várias pessoas. O turismo religioso é movido pelas particularidades religiosas de cada turista, o qual procura lugares considerados sagrados e reconhecidos pelos atos de fé, como também pelas graças alcançadas. Estes lugares são conhecidos como santos, o qual cada ser deposita seu anseio a uma entidade representativa e buscam uma aproximação através de adorações, promessas e outros.

3Diante do contexto acima se faz a seguinte problemática de pesquisa: Quais as principais características do turismo religioso de Nossa Senhora do Carmo (Parintins); A festa de Santo Antônio de Borba (Borba); e Nossa Rainha do Rosário (Itapiranga)?

4Acredita-se que este estudo é pertinente na região amazônica devido a região ser abundante em recursos faunísticos e florísticos e possuir uma cultura rica e bem diversificada nas questões tangíveis e intangíveis. Pois a mesma possui sua história baseada em referencias europeias a qual propagou o catolicismo e os indígenas as lendas e os mitos. Desta forma, considera-se pertinente estudar o turismo religioso para identificar as características dos locais religiosos em razão dos mesmos fazerem parte dos produtos turísticos que colaboram com o valor cultural de uma localidade.

5O que torna esta pesquisa atraente é o fato de perceber que o processo religioso sempre movimentou as pessoas a encontrarem o equilíbrio espiritual. Pinto (2011), ratifica que a religião sempre foi o motor espiritual de todas as civilizações. Ressalta-se ainda que a viagem com intuito religioso é uma das formas de deslocamento mais antigas do mundo o que permite um grande número de pessoas a mover-se por este motivo. Além disso, traz benefícios para o comercio, pois, o peregrino não abdica do usufruto dos meios de transporte, segurança, hotelaria e da restauração do local a que se dirige, obtendo assim o conforto mínimo.

6Diante do exposto, observa que o turismo religioso influência o desenvolvimento econômico da localidade, pois expande o mercado de trabalho devido o comercio ser voltado para este tipo de demanda.

7Considera-se este estudo salutar por trabalhar uma temática que não é muito discutida no mundo da ciência na região amazônica. Todavia a escolha desse assunto se deve ao fato de diversos municípios da capital amazonense realizarem eventos significativos de adoração a santos, inclusive tendo seus nomes associados a santos.

8Quanto a escolha destes três municípios para executar esta pesquisa, foi devido os mesmos serem mais conhecidos na região amazônica no segmento de turismo religioso. E a razão desta pesquisa, proveio da necessidade em desvendar as características de cada evento religioso citado acima e seus aspectos motivacionais. Acredita-se que o processo da religiosidade agrega vários sentimentos e demonstração de amorosidade, humanização, segregação, paz entre outros.

  • 1 Santidade é algo demonstrado através de uma imagem que é considerado pura, ou seja, dotada de virtu (...)

9Constata-se que a região Norte abriga vários eventos religiosos que promovem a interação humanística, exaltando a leveza espiritual e o fortalecimento no Criador e na santidade1 manifestada no acontecimento.

10O contexto da pesquisa tem a ver com a relação entre as pesquisadoras e as manifestações religiosas da infância as quais eram levadas para os arraias e procissões de datas comemorativas como: procissão dos mortos (sexta-feira santa); São Sebastião; Nossa Senhora da Conceição e outros.

Documento 1: Localização das três cidades e do Estado do Amazonas

Documento 1: Localização das três cidades e do Estado do Amazonas

Produzido por Hervé Théry

11As missões religiosas ocorridas no país em especial na região amazônica exerceram papeis importantes em especial na expansão territorial e a consequente colonização, porém deixaram um legado religioso que foi a propagação do catolicismo o de imagens de santidade (Coêlho, 2004, p. 59). O catolicismo ocorreu devido os interesses da colônia portuguesa em conhecer áreas desconhecidas que somente os moradores locais (indígenas) conheciam, diante disto os missionários tinham o papel de catequiza-los para atingirem seus interesses.

12Entende-se que o processo religioso é pertinente para uma pesquisa científica em razão de desvendar se as hipóteses levantadas estão condizentes com a linha de pensamento do pesquisador que estão associadas às informações prévias.

13No que refere à academia é importante devido à sustentação teórica que a pesquisa traz e também pelo fato de colaborar primeiramente com o primeiro observatório turístico da região amazônica.

14O objetivo geral visa analisar as principais características do turismo religioso de Nossa Senhora do Carmo (Parintins); A festa de Santo Antônio de Borba (Borba) e Nossa Rainha do Rosário (Itapiranga). Os objetivos específicos deste estudo são: Identificar os elementos religiosos da região amazônica e averiguar os princípios históricos relacionados a religiosidade de cada município.

15O artigo encontra-se dividido em: Introdução; Fundamentação teórica; Metodologia; Resultados; Conclusão e Discussão.

l. Fundamentação teórica

A. Turismo religioso

16O turismo religioso é aquele em que as pessoas se deslocam de uma localidade a outra por motivações religiosas. Portanto, entende que o turismo religioso é considerado um mercado sagrado e que proporciona um bem-estar positivo para quem visita e para quem é visitado. Calvelli (2009, p. 8) explica que toda peregrinação cria e estimula um campo variado de relações religiosas e inter-religiosas, culturais e interculturais, num sistema abrangente de trocas culturais e econômicas.

17Para sustentar o relato acima Ribeiro (2010, p. 5) explana que o turismo abrange as viagens realizadas por motivos religiosos, pois não importando a motivação, os viajantes fazem uso dos mesmos equipamentos, e são gerados produtos e serviços para atender a suas expectativas. Para sustentar as enfatizações Silveira (2007, p. 38) menciona que o turismo religioso movimenta peregrinos em viagens pelos mistérios da fé ou da devoção a algum santo. Na prática são viagens organizadas para locais sagrados, eventos ligados à evangelização, festas religiosas periódicas e espetáculos de cunho religioso. Observa-se que o turismo religioso é um dos tipos de turismo que mais cresce, seja pelos aspectos místicos ou dogmáticos pois muitos visitantes percorrem distâncias enormes para se encontrar com o sagrado.

18O Ministério de Turismo - MTur mostrou que mais de 340 municípios brasileiros promovem eventos que envolvem a fé, totalizando 96 eventos religiosos, entre eles pontos de peregrinações de fiéis e celebrações que atraem milhares de visitantes. Essas localidades se apropriaram de aspectos religiosos regionais e transformaram em produtos turísticos, gerando fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade local. O turismo religioso representa mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional, que gira em torno de 492 bilhões. (Portal folha, 2016).

19A noção de turismo religioso se desenvolve a partir da compreensão das motivações turísticas. A diferença entre esta forma de turismo em comparação com outras encontra-se na motivação religiosa que é a razão do deslocamento. Pode-se estabelecer um critério relacionado a área de destino, onde predominam os elementos de natureza religiosa (Ribeiro, 2010, p. 13).

20Jesus (2019, p. 46) afirma que João Paulo II em 1986, apresenta o turismo como portador de valores, sendo então meio de resposta às ansiedades do espírito que cada ser humano pode obter quando realiza esse tipo de deslocamento. Nessa compreensão, entende-se o turismo como algo maior do que simples fruições consumistas. Compreende ainda que o turismo religioso tem a intenção de buscar valores espirituais, os quais possam conduzir o ser humano para uma paz consigo mesmo e principalmente perante Deus. Silveira (2007, p. 35) ratifica que o turismo religioso relacionado as peregrinações está associado ao íntimo, ao interior de cada ser, de viver uma experiência mais lúdica de divertimento, leveza entre outros. Desta forma o turismo remete à produção do espetáculo no qual turistas se exteriorizam em uma relação não a de conhecer o outro, mas a de estabelecer uma melhor definição de si, o que ocorre também com o passado dele. Mas a religião pode também ser compreendida como espetáculo, divertimento, visão e exterioridade tais como cores e símbolos. Portanto, este tipo de turismo permite uma experiência com o sagrado, o qual proporciona uma sensação de bem-estar pessoal.

21Uma das características do turismo religioso é permitir encontrar o sentido para existências, por esta razão que as pessoas se deslocam até os centros para elevar suas crenças religiosas e para se encontrarem em paz consigo, ou seja, é um exercício místico da celebração.

B. Características do turismo religioso

22Souza e Corrêa (2000) debatido por Pinto (2011) relatam que a característica principal deste tipo de turismo é a ida a locais que possuam conotação fortemente religiosa, tais como visitas a igrejas e santuários bem como peregrinação e participação de congressos eucarísticos. O autor explica ainda que o turismo religioso possui cinco características principais: Viagem voluntária, temporária e não remunerada; O visitante é motivado pela religião; A viagem é complementada por outras motivações; O destino é um local religioso; Viajar para o destino escolhido não é uma prática religiosa.

ll. Metodologia

23A forma de abordagem do estudo é qualitativa por fazer uma análise profunda do objeto de pesquisa o qual visa analisar as principais características do turismo religioso de Nossa Senhora do Carmo (Parintins); A festa de Santo Antônio de Borba (Borba) e Nossa Rainha do Rosário (Itapiranga).

24Quanto aos objetivos metodológicos considera-se o estudo exploratório e descritivo. Exploratório por buscar um aprofundamento acerca do assunto, o qual julga ser diferente por trabalhar significância da fé associado ao turismo religioso. É descritivo em razão de explicar o porquê dos fenômenos associados aos objetivos específicos.

25O processo de coletas de dados neste primeiro momento vem da observação indireta, ou seja, utilização de dados secundários. Sendo assim os procedimentos técnicos são bibliográficos.

Quadro 01: Descrição Metodológica

Classificação quanto à forma de abordagem

Classificação quanto aos objetivos de pesquisa

Classificação quanto à escolha do objeto de estudo

Classificação quanto a coleta de dados

Classificação técnica de análise de dados

- Qualitativa.

- Exploratória;

- Descritiva.

- Amostra não probabilística

- Observação indireta;

- Análise de Conteúdo.

III. Resultados

A. Principais elementos religiosos da região amazônica

26Constata que a região amazônica é rica pela sua diversidade cultural, pois a mistura do preto com índio que formam cafuzo e do branco com índio que introduzem o mameluco promoveram diversas introduções culturais envolvendo gastronomia, música, religiosidade e outras. A região Amazônica tem alcançado destaque mundial, tanto por sua extensão quanto pela sua sociobiodiversidade. Em âmbito nacional a região possui uma grande variedade de fauna, flora e outras riquezas naturais que incluem extensas reservas de minérios e de água doce, além de apresentar diversas culturas multifacetadas em inúmeras identidades que caracterizam o povo amazônida, tais como: a indígena, a ribeirinha, a seringueira, entre outros. Martins Netto (2011, p. 23), explica que o interior do Amazonas é permeado de história e de expressões religiosas e que nesses municípios as comunidades ribeirinhas adotam e festejam um santo padroeiro. O autor relata que as atividades religiosas estão presentes em quase todas as manifestações humanas (Angerami, 2008 apud Martins Netto 2011).

27No que se refere aos elementos religiosos amazônicos, o autor Fraxe (2009) debatido por Lira e Chaves (2016, p.74), destacam que as comunidades tradicionais apresentam uma rica variedade de mitos, concepções, crenças e práticas, considerando a influência religiosa indígena, africana e portuguesa. Segundo as autoras, os santos populares católicos assumem uma importância significativa para a determinação da vida cotidiana nessas comunidades, uma vez que esses santos são aqueles de quem se obtêm os “milagres” e “graças”, por meios de promessas.

28Destaca-se que as pessoas que moram no interior do Amazonas são denominadas de ribeirinhos e estes constituem comunidades tradicionais, uma vez que o próprio movimento dos ribeirinhos se auto reconhece dessa forma, caracterizando um processo de empoderamento, tendo em vista que possuem uma relação particular com a natureza, traduzida num corpo de saberes técnicos e conhecimentos sobre os ciclos naturais e os ecossistemas locais de que se apropriam (Lira e Chaves, 2016 p. 71).

29De acordo com Morán (1990) citado por Lira e Chaves (2016, p. 72) corroboram que a cultura cabocla iniciou com a chegada dos portugueses (1500 a 1850), seguida por uma fase de aculturação e uma economia extrativista baseada no extrativismo da borracha (1850 a 1970). Os autores evidenciam que o caboclo pode ser o ribeirinho, o coletor de seringa ou de castanha, horticultor, canoeiro e pescador, normalmente subsistindo de várias ou algumas dessas atividades.

30Chaves (2001) apud Lira e Chaves (2016, p. 72), afirmam que os ribeirinhos são uma referência de população tradicional na Amazônia, a iniciar pela forma de comunicação, no uso das representações dos lugares e tempos de vidas e relação com a natureza. Relata-se que as comunidades ribeirinhas são possuidoras de grandes conhecimentos em especial a habilidade de utilizar de forma diferenciada os recursos faunísticos e florísticos ao seu favor.

31Nota-se que os processos da religiosidade do Amazonas estão associados as culturas amazônicas e hábitos religiosos trazidos pelos colonizadores, pois existem alguns municípios que são reconhecidos por atraírem diversos visitantes devido as entidades e historicidades que possuem.

32No Amazonas, os municípios de Parintins, Borba e Itapiranga são os de maior reconhecimento religioso pela população amazonense os quais atribuem o alcance de diversas graças alcançadas.

B. Historicidade dos eventos de Nossa Senhora do Carmo (Parintins); a festa de Santo Antônio de Borba (Borba) e Nossa Rainha do Rosário (Itapiranga) e suas devidas características

33Os itens a seguir descrevem as particularidades de cada município estudados e os eventos religiosos que ocorrem anualmente.

Nossa Senhora do Carmo (Parintins)

34A cidade de Parintins está localizada às margens do rio Amazonas, numa área de 7.069 km, limitando ao leste com o estado do Pará. A origem e o nome de Parintins remonta ao período colonial, quando em 1796 a cidade foi fundada e transformada em objeto de disputa entre administradores militares e missionários que desbravavam a região Norte em missões de catequização (Ferreira e Cruz, 2012).

35Menciona-se tal como as demais localidades da Amazônia, a região era habitada por diversas etnias indígenas, entre eles Tupinambás, que deram origem ao nome da ilha, a ilha Tupinabarana. O primeiro nome recebido por Parintins foi Nossa Senhora do Carmo de Tupinabarana em 1833. Em 1880 o nome foi alterado para Parintins em homenagens aos povos indígenas parintintins que habitavam a região (O Jornal da Ilha, 2017).

36Silva (2007) relatado por Ferreira e Cruz (2012) entre os anos de 1376 e 1386 surgiu o costume de celebrar uma festa em homenagem a Nossa Senhora cuja data escolhida foi 16 de julho que de acordo com a tradição carmelita a santa apareceu a S. Simão Stock e lhe entregou o escapulário. Este evento ocorre no início de julho sendo o mais conhecido após o Festival de Parintins, atraindo muitos visitantes em especial da região amazônica. A maioria dos visitantes ficam da festa do boi para o evento religioso que se inicia no dia 06 de julho e encerra no dia 16. O evento religioso inicia no começo de junho com a imagem da santa sendo levada para uma peregrinação por Manaus, comunidades rurais e paróquias dos municípios vizinhos como Barreirinha, Nhamundá, Maués e Boa Vista do Ramos (Pinto e Azevedo Filho, 2020).

37Os autores acima explicam que no dia 05 de julho pela manhã, os devotos em procissão retornam com a imagem de Nossa Senhora do Carmo para Parintins e é levada para a paroquia de São José. No dia 06 de julho inicia o círio da santa a qual é levada com toda pompa, cujo andor é decorado por artistas locais, e dirigem-se a catedral onde acontecem as celebrações, missas seguida de arraial, momento de muita fé e devoção. No dia 16 acontece a procissão onde os fiéis demonstram verdadeira adoração a santa.

38Ferreira e Cruz (2012, p. 12) declaram que o ápice da festa é o círio no primeiro dia da festa (06 de julho). Ao passar pelas ruas da cidade a imagem da santa é reverenciada pelos moradores que ornamentam suas casas com flores e estendem tapetes de folhagem. As autoras esclarecem que o vínculo que une a santa com o povo é profundo e está enraizado na devoção dos habitantes do lugar que se perpetua por décadas. Estas manifestações religiosas tornam-se espetáculos não só pelo olhar dos visitantes devotos, mas pelo olhar interno da população local que se envolve e faz parte das transformações culturais, sendo este um dado que também deve ser considerado.

39Acredita-se que todos guardam na lembrança os eventos religiosos presenciados, tal como o evento de Nossa Senhora do Carmo que desde criança os parintinenses o vivenciam agradecendo as graças alcançadas.

40Os autores Corrêa e Torres (2018), declaram que as festas religiosas em homenagens aos santos católicos na Amazônia em especial na cidade de Parintins-Am, cumprem a dupla finalidade, a saber: manter fortalecida a devoção à Nossa Senhora do Carmo e promover as diversas relações entre as pessoas que participam destes festejos.

Evento de Santo Antônio de Borba (Borba)

41A cidade de Borba fica a menos de 200 km de distância de Manaus, no coração da Amazônia na margem direita do rio Madeira. Localizando-se na mesorregião Sul-Amazonense e na microrregião do Madeira, limitando com os municípios de Autazes, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã e Maués. Situando entre Porto Velho e Manaus, o acesso ocorre por via aérea e fluvial diário utilizando barcos, iates e expressos (Silva et al., 2008, p. 10).

42Borba é considerado como um dos pontos de apoio na rota hidroviária do rio Madeira, havendo grande movimentação de barcos de passageiros e de turistas, cargueiros de soja, petróleo, contêineres com alimentos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e balsas transportando cargas (Silva et al., 2008, p. 12).

43A cidade se destaca por ser uma cidade romântica, histórica e poética. A história do município se inicia com a chegada do padre João Sampaio em 1728. Os Muras foram os primeiros habitantes do lugar e houve muita resistência aos invasores com os índios aliados aos brancos e os negros. O padre Bento José de Souza construiu a igreja em homenagem ao padroeiro, o lisboeta Santo Antônio. (Jornal Sem Fronteiras, 2017).

44Relata-se que o município de Borba é bem conhecido por conta da festa de Santo Antônio de Borba, o evento religioso atrai milhares de fiéis para a localidade.

45Em homenagem ao santo padroeiro de Borba, em 1997 o prefeito da cidade Dr. Jones Karrer decidiu construir uma exuberante estátua de 13 metros de altura na frente do rio Madeira e para tal, chamou o artista amazonense reconhecido internacionalmente Marius Bell, que após o susto pelo convite, aceitou o desafio e em poucos mais de quatro meses entregou a bela estátua do Santo Antônio de Borba (No Amazonas é Assim, 2017).

Documento 3 : Imagem de Santo Antônio de Borba

Documento 3 : Imagem de Santo Antônio de Borba

Saylon França | Diogo Ribeiro (2020). https://prelaziadeborbaam.org.br/​catedral-basilica-menor-de-santo-antonio-borba-am/​#&gid=1&pid=8

46Borba tornou-se ponto de orações e de buscas por milagres e anualmente em junho a peregrinação é grande. A catedral que possui relíquias do Santo Antônio é considerada hoje Santuário da Igreja católica (No Amazonas é Assim, 2017).

47Silva et al. (2008, p. 12), observam que no período dos festejos de Santo Antônio de Borba, a cidade praticamente quadruplica sua população, aproximadamente duas semanas anteriores ao dia treze de junho os tráfegos de embarcações intensificam-se com as chegadas de devotos, vindos de outras localidades do Amazonas, de outros estados e até do exterior. Para chegarem até Borba utilizam aviões, canoas, barcos de turismo e de linha regular, iates e expressos, com isso aumentando o faturamento financeiro e gerando divisas econômicas ao município. Os autores destacam ainda que é comum no período do festejo religioso encontrar vendedores oriundos de Humaitá, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Parintins, Manaus, Belém, Aparecida do Norte, Juazeiro do Norte que ali encontram meios de auferir algum tipo de renda, devido à cidade de Borba ser o segundo maior centro romeiro da Amazônia, ficando atrás apenas do Círio de Nazaré realizado em outubro na cidade de Belém no Pará. O comércio na época do festejo é bastante movimentado e os produtos religiosos são vendidos numa feira ao ar livre que aparece somente nessa época, podendo ainda ser encontrados eletrodomésticos, alimentos, vestuários entre outros produtos.

Evento de Nossa Rainha Do Rosário (Itapiranga)

48Itapiranga é uma cidade do Estado do Amazonas e seus habitantes se chamam itapiranguenses. O município se estende por 4.231,2 km² e contava com 8.211 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 1,9 habitantes por km² no território do município. A cidade é vizinha dos municípios de São Sebastião do UatumãSilves e Guajará. Itapiranga se situa a 64 km a Norte-Leste de Itacoatiara a maior cidade nos arredores (Cidade Brasil, 2020).

49O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2020) informa que a história de Itapiranga está intimamente associada à de Silves, por já terem formado uma mesma unidade administrativa e de se alternarem como sede do município ao longo do tempo. O povoamento da região tem seu marco inicial na fundação da Missão do Saracá, por Frei Raimundo, da Ordem das Mercês em 1660.

50Em 1663, sangrentas lutas são travadas entre os colonizadores portugueses e os silvícolas, próximo ao Rio Urubu. Habitavam a região os índios Caboquenas, Buruburus e Guanavenas. A denominação de Saracá dada à missão, pelo seu fundador, originou-se no lago em cujo centro se encontra a ilha de Silves ou de Saracá, onde se instalara a missão.

51O município de Itapiranga é bastante conhecido pelo aparecimento de Nossa Senhora, o qual passou a atrair muitos fieis na cidade. O site de notícias G1 (2012) declara que fiéis católicos do Amazonas afirmam que Maria, mãe de Jesus já realizou mais de duas mil aparições em Itapiranga, município situado a 227 km a Leste de Manaus. A quantidade de peregrinos cresce a cada ano e são realizadas procissões em honra à Nossa Senhora há 18 anos. O mês de maio é entendido pelos devotos como o mês de aniversário da primeira aparição da santa, no dia 2 de maio de 1994.

52O fiel Edson Coutinho afirmou ao site de notícias G1 (2012) que Nossa Senhora já apareceu para ele entre os anos de 1994 e 1998. Segundo ele, a santa aparece para pedir orações em prol da paz mundial e conversão da humanidade. “Primeiro, ela aparecia à minha mãe e depois eu passei a ver também. Ela aparece como uma pessoa comum mesmo e pede muita oração para o povo do Amazonas”.

53Ainda de acordo com o peregrino, a santa aparece como uma jovem de aproximadamente 16 anos de idade. "Ela se apresenta com cabelos pretos, longos e ondulados, olhos azuis e a sua pele não é de cor branca, mas morena clara, com um tom rosa suave no rosto e nos lábios. Sua beleza não é de uma pessoa da terra, mas é celestial, vinda do céu", disse Edson. “Ela vem sempre vestida com um manto branco e uma veste branca longa que chega até os seus pés. Ao redor de sua cabeça tem uma coroa de 12 estrelas douradas que brilham e que estão sempre em harmonia com os seus movimentos” (G1, 2012).

“As aparições costumam acontecer após a oração do terço durante a reza dos sete credos, pedido feito por ela para que os ateus e os incrédulos se convertam e para que Deus aumente a nossa fé. O número de fiéis costuma aumentar em maio, agosto e novembro. Quando Nossa Senhora aparece, ela pede que sempre recordemos as visitas dela. Fazemos procissão e participamos de missas”, declarou o devoto. (G1, 2012).

54Estas peregrinações atraem um número significativo de visitantes e visitados no município, os quais todos estão motivados ao sagrado. Portanto, percebe-se que os eventos religiosos de Itapiranga são fundamentais para fortalecer a fé e a dignidade humana através das graças alcançadas.

55A maioria das pessoas que participam do evento, seja como turista ou como prestador de serviço, são mulheres, católicos e adultos, sendo a população local favorável ao evento. Os visitados procuram se especializar, seja de forma profissional ou observacional, para atender da melhor forma o cliente, fazendo com que o mesmo se sinta bem-vindo na localidade. (Oliveira, 2021)

56Entende que a religião é parte integrante da cultura de Itapiranga, pois está interligado as vivências religiosas que é forte na localidade através dos atos associados a fala, o ato de pensar, as tradições religiosas e outros.

Conclusão e discussão

57Percebeu neste estudo que todo processo religioso na região amazônica provém do processo de colonização, ou seja, as missões religiosas tiveram grande importância na ocupação territorial. Visualizou-se que os múltiplos povos amazônidas sejam eles ribeirinhos, caboclos ou indígenas, têm nos eventos religiosos um grande ato social para a localidade, pois nas principais missas a comunidade se encontra e é notório que as pessoas sempre colocam suas principais vestimentas para o encontro com Deus. Identificou que muitos dos assuntos debatidos nos municípios analisados está relacionada ás questões religiosas quais são respondidas mediante o contato com o sagrado, ou seja, com os debates entre comunidade e o sacristão.

58Observou-se ainda que o turismo religioso motiva as pessoas não somente a consumir o equilíbrio da alma como também a praticarem outras modalidades de turismo dependendo do local que esteja inserido.

59Conclui-se que as atividades religiosas desenvolvidas nos municípios estudados assumem um papel importante tanto para o visitado como para o visitante. Um dos fatos positivos neste estudo é entender que as manifestações de fé desenvolvidos nos devidos municípios são repassados principalmente pelos visitados, que contagiam os visitantes por meio de sua fé e devoção ao padroeiro local. Silva et al. (2008, p. 11) afirmam que o povo amazonense tem como peculiaridade ser muito hospitaleiro, gentil, alegre e festivo e o turista sendo bem acolhido, sempre retorna.

60O objetivo deste estudo foi analisar as principais características do turismo religioso de Nossa Senhora do Carmo (Parintins); A festa de Santo Antônio de Borba (Borba) e Nossa Rainha do Rosário (Itapiranga). A pesquisa constatou que as principais características dos eventos estudados é manter as tradições religiosas passada de gerações, fortalecer a devoção ao padroeiro local e promover as diversas relações entre as pessoas que participam destes festejos. Além de atrair pessoas não somente de municípios vizinhos, como de vários estados do Brasil.

61Identificou-se que os elementos religiosos da região amazônica é a crença no sagrado, no padroeiro local e no milagre recebido, na fé como força que uni os devotos local e os visitantes. E quanto aos seus princípios históricos relacionados a religiosidade está associado a colonização, a miscigenação e catequização pelos jesuítas.

62O fator positivo deste estudo é possibilitar que os discentes de turismo como a população em geral tenham maior conhecimento dos eventos religiosos na região amazônica. Recomenda-se ampliação deste estudo principalmente em relação as cidades com potenciais para o turismo religioso, pois no campo do turismo este tipo de pesquisa é considerado uma pseudociência.

63Acredita-se que seja relevante entender mais sobre o perfil do turista religioso tais como: sexo, idade, escolaridade, local de residência entre outros. Outro fator a questionar é sobre as ofertas turísticas mais utilizadas.

64Recomenda-se um estudo de mercado que permita utilizar melhor as estratégias de marketing a fim de promover os destinos do turismo religioso nestes municípios.

65Notou-se que nos municípios estudados, as tradições religiosas se mantêm ao longo dos tempos permitindo o turismo religioso e atraindo muitos visitantes nacional e internacional. A pratica da hospitalidade pelos visitados é um habito típico da região amazônica. Os eventos religiosos atraem também pessoas não devotas de outras cidades que aproveitam o momento para adquirir rendas vendendo seus produtos. Destaca-se ainda, que em Parintins e Borba os festivais perduram por dez a quinze dias.

Haut de page

Bibliographie

Calvelli, H. G. (2009), “Turismo religioso no caminho da fé”. Revista eletrônica de Turismo Cultural. ISSN 1981-5646. V.3. N.01, disponível em:

http://eca.usp.br/turismocultural/05_Caminho_da_f%C3%A9-Haudrey.pdf (acessado em 11 nov. 2020).

Cidade Brasil. (2020), “Município de Itapiranga”, disponível em: https://cidade-brasil.com.br/municipio-itapiranga.html (acessado em 4 Nov. 2020).

Coêlho, L. M. (2004), Uma síntese da história da Amazônia. 2ª ed., Cecil Concorde, 272f. Manaus, AM.

Corrêa, R. e Torres, I. C. (2018), “As cores da fé: a devoção a Virgem do Carmo em Parintins-AM”, disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-c1acff2a63ef68d81e21a1016c271d59ece22ca-arquivo.pdf (acessado em 29 Abr. 2020).

Ferreira, T. S. M., e Cruz, J. (2012), “Festa de Nossa Senhora do Carmo de Parintins/AM: Celebração da fé e Turismo Cultural”. Anais do VII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. 16 a 17 nov.2012, disponível em:

https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/festa_de_nossa_senhora_do_carmo.pdf (acessado em 22 Abr. 2020).

Frazão, F. (2017), “História de Parintins”. O Jornal da Ilha, disponível em: https://ojornaldailha.com/historia-de-parintins/ (acessado em 7 Abr. 2020).

Hasmann, S. (2017), “Santo Antônio de Borba, um monumento as suas virtudes”. Jornal Sem Fronteiras, disponível em: https://redesemfronteiras.com.br/noticia_ver.php?id=3189 (acessado em 08 Nov. 2021).

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, Histórico do município de Itapiranga, disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/itapiranga/historico (acessado em 12 Set. 2020).

Jesus, E. T. de. (2019), “O turismo e a busca de sentido: a hospitalidade nos bastidores das peregrinações católicas”. 179f. Tese (Doutorado em Turismo e Hotelaria) – Universidade de Caxias do Sul – UCS, Caxias do Sul, RS: UCS, 2019.

Lira, T. de M. e Chaves, M. do P. S. R. (2016), “Comunidades Ribeirinhas na Amazônia: organização sociocultural e política”. Interações, Campo Grande, v. 17, n. 1, p. 66-76, jan./mar. 2016, disponível em https://interacoesucdb.emnuvens.com.br/interacoes/article/view/593/678 (acessado em 08 Jun. 2021).

Martins, N. e Oyama, B. (2011), “Os sentidos da religiosidade em Amaturá, Amazonas: a festa de São Cristóvão”. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011, disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/15014 (acessado em 29 Abr. 2020).

Medeiro, G. (2012), “Fiéis afirmam ver Nossa Senhora e fazem procissões há 18 anos, no AM”. G1 Notícias, disponível em: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/05/fieis-afirmam-ver-nossa-senhora-e-fazem-procissoes-ha-18-anos-no-am.html (acessado em 12 Set. 2020).

No Amazonas é Assim (2017), “Conheça a história do maior monumento da cidade de Borba e as virtudes de Santo Antônio”. Portal de Notícias No Amazonas é assim. Disponível em: https://noamazonaseassim.com.br/conheca-a-historia-do-maior-monumento-da-cidade-de-borba-e-as-virtudes-de-santo-antonio/ (acessado em 29 Abr. 2020).

Oliveira, A. G. P. de. (2021), “Turismo e religiosidade: Aspectos característicos e motivacionais do evento de Nossa Rainha do Rosário (Itapiranga)”. 77 f. Monografia – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.

Pinto, C. S. (2011), “Turismo Religioso – Potencial de Desenvolvimento Turístico da Vila de Arcozelo, Vila Nova de Gaia”. Dissertação (Mestrado em Estratégias de Desenvolvimento Turístico) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, 2011.

Pinto, S. G. e Azevedo F. J. D. M. de. (2018), “O turismo religioso: a festa de Nossa Senhora do Carmo emParintins-am”, disponível em:

http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/819/1/O%20turismo%20religi oso%20-20A%20festa%20de%20Nossa%20Senhora%20do%20Carmo%20em%20 (acessado em 22 Abr. 2020).

Ribeiro, C. M. (2010), “Turismo religioso: fé, consumo e mercado”. Revista Facitec. ISSN 19881 – 3511. V.5. n.1. Art.06, Ago – Dez, 2010, disponível em:

https://docplayer.com.br/19055000-Turismo-religioso-fe-consumo-e-mercado.html (acessado em 8 nov. 2020).

Sales, L. (2016), “Turismo religioso movimenta economia do país”. Portal Folha, disponível em: https://jfolharegional.com.br/mostra.asp?noticias=30586 (acessado em 08 Nov. 2021).

Schneider, M. (2013), “A hospitalidade, sob á ótica do romeiro, na romaria ao santuário de Nossa Senhora do Caravaggio – Farroupilha/RS e seu corolário no universo conceitual do turismo religioso”. 198f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Universidade de Caxias do Sul – UCS. Caxias do Sul, RS.

Silva, A. de A., Sousa, L. F. e Teixeira. S. K. (2008), “O turismo em Borba: entrecruzando manifestações turísticas e religiosas na Amazônia ribeirinha”.  Anais do III Festival Internacional de Turismo, disponível em:

www.anaisforumturismoiguassu.com.br/2008/07/anais-2008.html (acessado em 20 jan. 2021).

Silveira, E. J. S. da. (2007), “Turismo Religioso no Brasil: Uma perspectiva local e global”. Turismo em Análise, Balneário Camboriú, v. 18, n. 1, p. 33-51, disponível em:

https://revistas.usp.br/rta/article/view/62606/65394 (acessado em 11 nov.2020).

Haut de page

Notes

1 Santidade é algo demonstrado através de uma imagem que é considerado pura, ou seja, dotada de virtudes, inocência, piedade e pureza.

Haut de page

Table des illustrations

Titre Documento 1: Localização das três cidades e do Estado do Amazonas
Crédits Produzido por Hervé Théry
URL http://journals.openedition.org/viatourism/docannexe/image/7802/img-1.jpg
Fichier image/jpeg, 703k
Titre Documento 2: Evento de Nossa Senhora do Carmo
Crédits Yuri Pinheiro (2021) https://www.festivaldeparintins.com.br/​fique-por-dentro-da-festa-em-honra-a-nossa-senhora-do-carmo/​
URL http://journals.openedition.org/viatourism/docannexe/image/7802/img-2.jpg
Fichier image/jpeg, 582k
Titre Documento 3 : Imagem de Santo Antônio de Borba
Crédits Saylon França | Diogo Ribeiro (2020). https://prelaziadeborbaam.org.br/​catedral-basilica-menor-de-santo-antonio-borba-am/​#&gid=1&pid=8
URL http://journals.openedition.org/viatourism/docannexe/image/7802/img-3.jpg
Fichier image/jpeg, 687k
Titre Documento 4: Descrição da imagem de Maria que aparece em Itapiranga
Crédits G1, (2012). http://g1.globo.com/​am/​amazonas/​noticia/​2012/​05/​fieis-afirmam-ver-nossa-senhora-e-fazem-procissoes-ha-18-anos-no-am.html
URL http://journals.openedition.org/viatourism/docannexe/image/7802/img-4.jpg
Fichier image/jpeg, 247k
Titre Documento 5: Procissão de Nossa Senhora no município de Itapiranga
Crédits G1, (2012). http://g1.globo.com/​am/​amazonas/​noticia/​2012/​05/​fieis-afirmam-ver-nossa-senhora-e-fazem-procissoes-ha-18-anos-no-am.html
URL http://journals.openedition.org/viatourism/docannexe/image/7802/img-5.jpg
Fichier image/jpeg, 381k
Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Maria Adriana S. B. Teixeira, Lúcia Cláudia Barbosa Santos, Maria Jacqueline Ramos Iwata et Anny Gabrielly Peixoto de Oliveira, « Turismo religioso em municípios do estado do Amazonas », Via [En ligne], 20 | 2021, mis en ligne le 15 décembre 2021, consulté le 19 avril 2024. URL : http://journals.openedition.org/viatourism/7802 ; DOI : https://doi.org/10.4000/viatourism.7802

Haut de page

Auteurs

Maria Adriana S. B. Teixeira

Doutora em Educação pela Universidade De La Empresa e reconhecida pela Universidade Estadual de Santa Catarina; Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul -UCS; Especialista em Metodologia de Pesquisa pelo Centro Universitário do Norte – UNINORTE; Graduada em Turismo pelas Faculdades Objetivos e Professora do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas – UEA; E-mail msteixeira@uea.edu.br

Lúcia Cláudia Barbosa Santos

Especialista em Metodologia do ensino da Língua Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas; Graduada em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Professora de Língua Inglesa da Universidade do Estado do Amazonas – UEA; E-mail luciaclaudia.santos@gmail.com

Maria Jacqueline Ramos Iwata

Especialista em MBA Gestão e Estratégia Empresarial pelo Centro Universitário do Norte – UNINORTE; Graduada em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA; Professora de Língua Japonesa na escola de idiomas Inglês e Companhia; E-mail jackiwata@hotmail.com

Anny Gabrielly Peixoto de Oliveira

Graduanda em Turismo. Universidade do Estado do Amazonas. E-mail: agpo.tur17@uea.edu.br

Haut de page

Droits d’auteur

CC-BY-NC-ND-4.0

Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-ND 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
  • Logo DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Logo DIALNET
  • Logo L'Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca
  • OpenEdition Journals
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search